Monstrinhos RBS inspiraram Lucas

A história do homem está cheia de exemplos de pessoas que, apesar de nascidas em um meio adverso, ainda assim venceram as dificuldades e se tornaram referência em sua área. Como explicar, por exemplo, a genialidade do escritor brasileiro Machado de Assis, nascido no Morro do Livramento, filho de um pintor de parede e de uma lavadeira, que, ao vender doces nas escolas do Rio de Janeiro, aprendeu francês. Autodidata e inovador na narrativa literária, Machado chegou à condição de melhor escritor brasileiro devido a seu talento. Assim como o gênio do Realismo, ao longo dos anos, surgem crianças talentosas, cujo potencial precisa ser estimulado e valorizado. E esse fato tem sido, não raro, negligenciado por educadores e pela sociedade em geral. Esse é o caso de Lucas Vicente Dorneles, cuja história vou contar a seguir:

Lucas em sua casa em momento de inspiração

Ao ministrar uma aula de História para alunos do sétimo ano da Escola de Ensino Fundamental Paulina Moresco, situada na Zona Sul de Porto Alegre, tive a grata surpresa de descobrir, em um grupo de mais de trinta alunos, um talento, ainda precoce, porém promissor.Com um traço forte, criativo e bonito, Lucas Vicente Dorneles, 12 anos, chamou-me a atenção pelos seus desenhos bem elaborados e criativos.

Por meio de uma ilustração, pude perceber a aptidão que estava ali, escondida por trás de uma aparência tímida e recolhida. A proposta da atividade era que a turma representasse, na forma de um desenho ou de uma redação, alguns temas trabalhados em sala de aula. Entre os temas solicitados estavam aqueles que culminaram com a crise do sistema feudal na Europa, como a peste negra, a guerra dos 100 anos e a fome.

Ilustrando a aula de História sobre a Idade Média

Ilustrando a aula de História sobre a Idade Média

Quando perguntei a Lucas o que sentia ao desenhar, ele respondeu: “Quando eu desenho eu entro no meu mundo. Eu crio o que eu quero. Ou então eu ouço uma história e tento mostrar aos outros o que eu entendi. A Peste Negra, eu lembrei das aulas da professora e aí eu coloquei no papel em estilo ‘cartoon’. Com 5 anos, eu via aqueles curtas da Pixar (os pássaros), e aí comecei a gostar de desenhar. Minha mãe congelava  a imagem na tv para eu desenhar”.

Sem os recursos de um bom computador e internet em casa, Lucas utiliza para sua inspiração apenas os desenhos animados a que assiste nos canais abertos da televisão. Os blocos,  cadernos de desenho que utiliza para fazer as ilustrações, bem como os lápis (“o 6b é o melhor para desenhar”, como ele diz), são presentes de uma tia.

A capacidade para criar, observando e aprendendo com rapidez e exatidão, independente do grau de instrução, são características daqueles que tem talento. Entretanto, sempre é necessário o estímulo e a prática. Alunos talentosos, invariavelmente, apresentam desempenho melhor que os demais – é fato! Evitar que um talento precoce seja perdido é compromisso de todos nós educadores. Explorar esse potencial, evitando que se perca, é a nossa obrigação.

A turma do Lucas na escola

A turma do Lucas na escola

É preciso, seguindo exemplos de outros países, investir mais na educação das crianças e dos jovens, visando, principalmente, ao potencial existente nas escolas públicas de ensino.  Há muito talento à espera de oportunidades e de investimentos. O ser humano é capaz de fazer História porque cria, inventa, inova, porém, a escola pública com seus programas fechados e arcaicos e, principalmente com a falta de percepção e interesse de alguns professores, tem conseguido minar o potencial criativo de muitos alunos. Espera-se que o talento de Lucas possa ser reconhecido não só pela escola e por seus professores, como também por aqueles que de alguma forma possam ajudá-lo em seu crescimento e no seu sucesso futuro.

O sonho de Lucas é um encontro com o criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa.

A matéria acima foi publicada na  Zero Hora de 12/07/2013 e no Blog da ZH Zona Sul disponível em : http://wp.clicrbs.com.br/zhzonasul/2013/07/12/talento-tracado-a-lapis/?topo=13,1,1,,,13

Lucas e sua linha do tempo

Lucas e sua linha do tempo

Lucas com Maurício Kubrusly na Feira do Livro

Lucas com Maurício Kubrusly na Feira do Livro

