garden-party-1No verão de 1938, a Vila Clotilde, uma chácara localizada no Morro do Sabiá, bairro Ipanema, foi o cenário de um movimentado evento social que mobilizou a alta sociedade Porto-Alegrense daquela época. Na ocasião, foi oferecido a Darci Vargas, então primeira dama do País, um Garden Party, uma festa nos jardins da Propriedade de Oscar Bastian Meyer.Para abrilhantar a recepção, senhoras e senhoritas, devidamente acompanhadas, desfilaram elegantes trajes, com direito a chapéu e finas luvas de seda. Nas mesas, dispostas pelos jardins da propriedade, arranjos de flores e frutas ajudavam a dar o tom de glamour àquela ocasião tão especial. A cobertura jornalística não poderia deixar de ser feita, e para isso a Revista do Globo se fez presente.

A festa na Revista do Globo/1938

A festa na Revista do Globo/1938

Periódico com circulação quinzenal e responsável por divulgar eventos sociais importantes da cidade, a revista trouxe o Garden em matéria ilustrada de duas páginas.Em uma das fotos, a legenda informava que: “A sra. Darci Sarmanho Vargas, no jardim da Vila Clotilde, acompanhada por senhoras e senhorinhas da sociedade de Porto Alegre”. Darci era esposa do presidente Getúlio Vargas, exercendo naquela ocasião o Estado Novo no País. Outra nota da revista registrava: “Nessa festa de rara elegância e distinção, que foi um dos acontecimentos sociais de maior relevo na vida mundana da cidade, a senhora Darci recebeu as mais expressivas demonstrações de simpatia e considerações”.

O curioso da história, transcorrida há mais de 70 anos, é que um dos presentes, sr. Fernando Gay da Fonseca (falecido recentemente), em uma de suas entrevistas, lembrara-se, com detalhes, da festa oferecida à primeira dama. Menino ainda, mas acostumado a frequentar eventos sociais em companhia da mãe, Odila, Fernando contou, emocionado sobre aquele dia inesquecível: “Eu estive neste Garden, eu era guri, mas fui. Minha mãe me levou. Ela era muito bem relacionada. Foi lindíssimo e havia muita gente. Muito bonito mesmo”. Interessante salientar que o fotógrafo da Revista Globo confirma o depoimento de Fernando, pois “clicou” o menino prestigiando o evento acompanhado da mãe e outras senhoras da sociedade, conforme imagem abaixo. fernando-no-garden

Anúncios