Os primeiros clubes de futebol começaram a se formar no final do século dezenove, quando o esporte chegou ao Brasil, vindo da Inglaterra. No Rio Grande do Sul, foram os imigrantes alemães que trouxeram a ideia, e foram eles também que criaram, em 1903, o GRÊMIO FOOT BALL PORTO ALEGRENSE.

Time do Grêmio/1909

Waldemar Bromberg em sua residência na Zona Sul de Porto Alegre/1940

As primeiras bolas de couro do novo esporte entraram pelo porto de Rio Grande, vindas diretamente da Inglaterra, e logo se espalharam pelo Estado, graças ao trabalho incansável do caixeiro-viajante. Em Porto Alegre, o primeiro clube a surgir foi o “Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense” em 1903. Ele surgiu a partir de uma reunião de comerciantes teutos (descendentes de alemães) cujos estabelecimentos se localizavam no centro da cidade. O fato é que os alemães gostavam muito de esportes, um exemplo disso é o pioneirismo também na modalidade aquática, entre eles, os praticados no Guaíba como vela e remo. Entretanto, o futebol logo angariou a preferência nacional. Na realidade, ele universalizou, democratizando-se com as “peladas” de rua e o “bate-bola” nos campinhos e nas várzeas. O primeiro estádio do Grêmio foi idealizado ainda no século XIX.  O local ficou conhecido por “Estádio da Baixada”, um local cercado por mato e morro no Bairro Moinhos de Vento. As terra pertenciam a Família Mostardeiro, muito tradicional na região. O terreno foi adquirido pelo Grêmio com ajuda dos sócios alemães. Carlos José Bohrer, primeiro presidente, ergueu o estádio com a ajuda financeira de Waldemar Bromberg, das Firmas Bromberg & Cia.  Para Rita Bromberg Brugger, uma das netas de Waldemar, o avô não só ajudou financeiramente, como também fazia parte da gestão naquele momento. E junto com ele, o irmão, Arthur Bromberg,  os quais integravam a parte administrativa  do novo clube: Segundo Rita: “Waldemar e Arthur Bromberg, faziam parte dos fundadores do Grêmio, o Arthur inclusive jogava no time. Parece que o Waldemar era mais da parte administrativa. O Edgar Booth foi jogador do Grêmio, e também foi um tipo de técnico. Na época, ninguém ainda conhecia as regras do jogo. Ele fez 5 dos 10 gols do primeiro GRENAL em 1909. Devo defender o Internacional, que estava recém iniciando no futebol, e o Grêmio já tinha história desde 1903”.

Time do Grêmio/1909

O valor da ajuda ao Grêmio ficou  em 10 contos de réis. O estádio ficou pronto em 1904, um ano após a criação do Grêmio. A sede permaneceu no local até o ano de 1954, quando se mudou para o Estádio Olímpico na Azenha.

Grêmio/1903
Acervo da Família Bromberg

Em 1909, surge em Porto Alegre, o Sport Club Internacional, clube que rivalizaria com o Grêmio até os dias atuais e que ajudaria a fazer história. O primeiro confronto entre os dois clubes aconteceu no ano de 1909. O histórico primeiro GRENAL (apesar de o jogo ainda não ser conhecido assim) marcou época no cenário futebolístico do Rio Grande do Sul. 

 

Fontes: Memorial Museu do Grêmio Hermínio Bittencourt e Acervos da família Booth e Bromberg.

 

 

 

Anúncios