Os primeiros clubes de futebol começaram a se formar no final do século dezenove, quando o esporte chegou ao Brasil, vindo da Inglaterra. No Rio Grande do Sul, foram os imigrantes alemães que trouxeram a ideia, e foram eles também que criaram, em 1903, o GRÊMIO FOOT BALL PORTO ALEGRENSE.
As primeiras bolas de couro do novo esporte entraram pelo porto de Rio Grande, vindas diretamente da Inglaterra, e logo se espalharam pelo Estado, graças ao trabalho incansável do caixeiro-viajante. Em Porto Alegre, o primeiro clube a surgir foi o “Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense” em 1903. Ele surgiu a partir de uma reunião de comerciantes teutos (descendentes de alemães) cujos estabelecimentos se localizavam no centro da cidade. O fato é que os alemães gostavam muito de esportes, um exemplo disso é o pioneirismo também na modalidade aquática, entre eles, os praticados no Guaíba como vela e remo. Entretanto, o futebol logo angariou a preferência nacional. Na realidade, ele universalizou, democratizando-se com as “peladas” de rua e o “bate-bola” nos campinhos e nas várzeas. O primeiro estádio do Grêmio foi idealizado ainda no século XIX. O local ficou conhecido por “Estádio da Baixada”, um local cercado por mato e morro no Bairro Moinhos de Vento. As terra pertenciam a Família Mostardeiro, muito tradicional na região. O terreno foi adquirido pelo Grêmio com ajuda dos sócios alemães. Carlos José Bohrer, primeiro presidente, ergueu o estádio com a ajuda financeira de Waldemar Bromberg, das Firmas Bromberg & Cia. Para Rita Bromberg Brugger, uma das netas de Waldemar, o avô não só ajudou financeiramente, como também fazia parte da gestão naquele momento. E junto com ele, o irmão, Arthur Bromberg, os quais integravam a parte administrativa do novo clube: Segundo Rita: “Waldemar e Arthur Bromberg, faziam parte dos fundadores do Grêmio, o Arthur inclusive jogava no time. Parece que o Waldemar era mais da parte administrativa. O Edgar Booth foi jogador do Grêmio, e também foi um tipo de técnico. Na época, ninguém ainda conhecia as regras do jogo. Ele fez 5 dos 10 gols do primeiro GRENAL em 1909. Devo defender o Internacional, que estava recém iniciando no futebol, e o Grêmio já tinha história desde 1903”.
O valor da ajuda ao Grêmio ficou em 10 contos de réis. O estádio ficou pronto em 1904, um ano após a criação do Grêmio. A sede permaneceu no local até o ano de 1954, quando se mudou para o Estádio Olímpico na Azenha.
Em 1909, surge em Porto Alegre, o Sport Club Internacional, clube que rivalizaria com o Grêmio até os dias atuais e que ajudaria a fazer história. O primeiro confronto entre os dois clubes aconteceu no ano de 1909. O histórico primeiro GRENAL (apesar de o jogo ainda não ser conhecido assim) marcou época no cenário futebolístico do Rio Grande do Sul.
Fontes: Memorial Museu do Grêmio Hermínio Bittencourt e Acervos da família Booth e Bromberg.
dez 11, 2017 @ 15:43:24
Olá Janete, tem pagina no facebook?
ago 17, 2018 @ 01:59:54
Eu tenho uma foto da casa do Fernando bromberg a casa da cidade de Rio Grande como que faço para te mandar janete?
ago 17, 2018 @ 21:56:45
Adoraria receber a foto. Por favor, poderia enviar para o meu e-mail janeterm@gmail.com . Obrigada!
jan 06, 2020 @ 20:45:55
Andre, podes enviar para janeterm@gmail.com , Obrigada!
jan 03, 2020 @ 19:05:36
Li o texto sb dona Lia Bastian Meyer, aliás, ótimo e lembrei que, numa das vezes q estive no Teatro São Pedro, subindo as escadas para o restaurante, resolvi olhar todas as placas homenageando os mais diversos artistas e, tb, professores de Ballet cujas escolas ali se apresentaram. Fui aluna de dona Lia quando criança e depois fui estudar com dona Marina Fedossejeva que apresentou no S.Pedro o Ballet Giselle (completo, algo inédito na cidade!), somente com seus alunos e era, à época a melhor escola de Ballet do RS.
maio 04, 2020 @ 02:27:01
Agradeço e parabenizo pelas publicações.