Em 18 de abril de 2000, vinha ao mundo o menino Pedro da Rocha Machado. Nascido em Porto Alegre, no hospital Mãe de Deus, Pedro logo se mostrou muito esperto, chamando a atenção dos médicos e enfermeiros da Instituição. Ao longo de sua infância, brincou muito, sempre  fascinado pelos jogos e pela tecnologia, porém, nunca descuidando dos seus estudos. Na escola, sempre foi um excelente aluno.

Desde 2013, quando adentrou pelos portões do CMPA – Colégio Militar de Porto Alegre, pela primeira vez, após ser aprovado em quarto lugar no concurso para o sexto ano, o aluno Machado fez do Casarão da Várzea, como é conhecido o prédio do colégio, a sua casa, onde ganhou uma família que logo o acolheu e o incentivou:  a Família Garança. Participou do basquete, de diversos clubes e grêmios, e, finalmente, em 2018, ingressou na Guarda Bandeira.

Guarda Bandeira

O orgulho de carregar a bandeira do Colégio Militar sinalizava o amor e a admiração pela escola, cujo tempo de permanência findava, após sete anos, em 2019.  Neste mesmo ano, decorrente das ótimas notas e bom comportamento, Machado foi selecionado para a viagem tão esperada: Portugal. Conhecer melhor a História do Brasil e estreitar laços com o Instituto de Pupilos do Exército Português foi uma experiência incrível e profundamente marcante na vida de Pedro. Decorrente também das excelentes notas foi diversas vezes promovido com medalhas (olimpíadas de matemática e física) e alamares (CMPA) ao longo dos anos de estudo.  Com a finalização do ano letivo em 2019 e de sua caminhada exitosa no colégio referência, concluindo o terceiro ano do ensino médio, o Major Aluno Machado deixou as arcadas do Casarão com o coração apertado, mas cheio de planos e desejos para o futuro. Futuro esse que se mostra já bastante promissor. Segue sua trajetória acadêmica e profissional em busca de seus sonhos na EsPCEx – Escola Preparatória de Cadetes do Exército, mirando o futuro na AMAN – Academia Militar das Agulhas Negras. Com certeza, Pedro levará consigo, não só os planos para o futuro, mas também as lembranças e os exemplos daqueles que contribuíram para sua formação ética, moral e intelectual, e que o acompanharão para sempre. Obrigada professores, funcionários, amigos e colegas do CMPA. Segue meu filho tua trajetória de sucesso e de realizações. Tu merece! Estaremos sempre ao teu lado. E com Deus no coração! Salve o Brasil! CMPA! Zum Zaravalho!